sábado, 31 de dezembro de 2016

Feliz 2017 de toda a equipe GRHAU

Sopramos ao vento
Somente bons sentimentos
Sonhos tornando-se realidade
Vitórias em cada luta
Superação na dificuldade
Amor, paz e saúde em todos os dias!
E esperamos com todo carinho,
Que chegue até você!
Feliz 2017!
São os votos de toda a equipe GRHAU!


quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Não faça comparações. Cada caso é um caso.

Em meio a tantas dúvidas e incertezas, é normal que as famílias busquem alguma referência através de comparações com outros casos semelhantes. Isso é um grande erro!
Cada criança é única, e como sempre dizemos, cada caso é um caso. As comparações podem frustrar e fazer com que momentos que poderiam ser vividos com alegria e entusiasmo, se tornem pequenos, se comparados ao desenvolvimento de outra criança.
Converse com os médicos e os terapeutas, veja como está sendo a evolução de seu filho, e principalmente, valorize cada avanço, por menor que seja! As comparações podem impedir que você veja essas vitórias e, algumas vezes, a criança pode sentir essa "cobrança" e até ficar desmotivada.


segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Como estimular a independência da criança com deficiência

Estimular a independência precocemente traz excelentes resultados em curto, médio e longo prazos! E essa independência pode ser um simples movimento de braço, de perna, de cabeça, um sorriso, e etc, entendendo as possibilidades e os limites de cada criança.
Quando a criança entende que pode ser ouvida, pode haver melhoras motoras, cognitivas e até comportamentais.
A mãe geralmente conhece o filho só de olhar para ele, e é natural que chegue a antecipar as respostas, não pedindo um retorno dele, por isso, sempre orientamos a família a esperar as respostas da criança, estimulando a se comunicar não apenas nas terapias, como também em casa, na escola e em todos os ambientes que ela frequenta.

sábado, 24 de dezembro de 2016

Um vídeo sobre vitórias e superação!

Este vídeo é um pouco de nossos dias e diz muito sobre desafios, vitórias e superação!
Ele é cheio de amor e alegria, sentimentos que esperamos que sejam triplicados no Natal e mantidos durante todos os dias de 2017!
Feliz Natal e que o ano de 2017 seja incrível! 💚💚💚
Equipe GRHAU

video

Feliz Natal da Equipe Grhau!


sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Roupas terapêuticas de correção postural. Benik, Theratogs, Spio Works, Flexcorp e Therasuit

As roupas terapêuticas de correção postural são recursos utilizados dentro e fora das terapias. Oferecem estímulos sensoriais, como por exemplo propriocepção, compressão, organização e busca de equilíbrio, alinhamento e respostas motoras. Com esses estímulos e suporte no tronco, muitas crianças conseguem se organizar melhor e as respostas motoras são otimizadas. Algumas roupas possuem tiras e velcros que podem ser fixados em diversas posições de acordo com a necessidade de cada criança.
Associados a um programa de terapias e posicionamento correto, as roupas terapêuticas auxiliam o treinamento neuromotor, postural e sensorial e contribuem para a prevenção de desvios ósseos e deformidades.
Importante! O uso das roupas no verão deve ser bem orientado, pois são roupas que esquentam e o uso prolongado pode contribuir para desidratação e/ou queda de pressão arterial da criança!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Alguns sinais de que a cadeira de rodas está ficando pequena

Nós sempre reforçamos a importância do correto posicionamento para prevenir encurtamentos e deformidades, e hoje vamos dar algumas dicas sobre a cadeira de rodas. Você sabe quais são os sinais de que ela está pequena e precisa ser trocada ou readaptada?
A adequação postural em cadeira de rodas é feita pelo Terapeuta Ocupacional, é ele quem vai orientar quanto ao melhor modelo de cadeira de rodas para cada caso e quais as adaptações necessárias.
Quando a criança fica em uma cadeira de rodas inadequada, ela pode sentir dores e todo o trabalho de reabilitação/habilitação pode ser comprometido, além de contribuir fortemente para o aparecimento de encurtamentos ou deformidades.
Fique atento!


sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Escala GMFM e GMFCS para paralisia cerebral

O GMFM (gross motor function classification) é o teste mais usado no mundo para mensurar a função motora grossa de crianças com paralisia cerebral.
Este teste pode auxiliar no acompanhamento da evolução de cada paciente e também ajudar na escolha das melhores abordagens e melhores recursos terapêuticos.
Há duas versões do teste - uma com 88 itens e a outra com 66- que são divididos em 5 grupos:
A: deitar e rolar
B: sentar
C: engatinhar e ajoelhar
D: ficar de pé
E: andar, correr e pular
O teste pode ser realizado em crianças a partir de 5 meses de idade.
O quadro abaixo mostra o Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS – Gross Motor Function Classification System).


quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Davi: O primeiro passeio de bicicleta sozinho!

A alegria, a realização de um sonho e a superação: os sorrisos das fotos dizem tudo isso e muito mais!
Hoje foi um dia muito especial para o Davi e para todos nós: ele conseguiu andar sozinho de bicicleta pela primeira vez! Todo mundo queria isso, mas não tinha ninguém querendo mais do que ele, e ele conseguiu!
E o sorriso de orgulho e felicidade do papai?!


Motivação: a chave para melhores resultados nas terapias

As crianças que fazem terapias diariamente precisam de motivação e de recursos terapêuticos que promovam diversão e alegria.
Não é fácil para a criança ter seu corpo manuseado e trabalhado diariamente, sendo alongado, desafiado em posturas e gravidade e ainda assim continuar aceitando a terapia. Por isso, é importante entender as vontades e objetivos da criança, estabelecer uma comunicação com ela, respeitar suas respostas e seu tempo, e incorporar os objetivos terapêuticos aos recursos para atingir esses objetivos.
As brincadeiras, os desafios, as atividades sensoriais, os jogos e recursos como a parede de escalada terapêutica, o vídeo game wii (reabilitação virtual), as bicicletas e os balanços adaptados, e etc, são atividades e recursos que, além de terem objetivos terapêuticos bem definidos, também ajudam a manter a criança motivada e parte ativa da terapia, respondendo positivamente aos objetivos propostos.


segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Por que o Therasuit funciona?

Toda vez que uma criança inicia um intensivo de Therasuit, ela vai receber estímulos novos e intensos, muitas vezes diferentes dos estímulos das terapias diárias, isso faz com que o cérebro receba uma intensa carga de informações novas, e com isso, novas conexões cerebrais vão se formando, resultando em melhoras motoras e cognitivas. É como um grande desafio para o cérebro, que já está "acostumado" aos estímulos diários.
Os pilares dos intensivos de Therasuit são, portanto, intensidade, frequência e repetição. São estímulos corretos e estrategicamente pensados para cada criança.
O Therasuit é baseado nas necessidades individuais da criança. É um método que baseia-se em um programa terapêutico intenso e específico, que tem o objetivo de eliminar ou minimizar reflexos patológicos e estabelecer novos padrões de movimento, corretos e funcionais.
A experiência do terapeuta aliada a recursos modernos de reabilitacao, maximizam os resultados.


sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Dicas para as férias de crianças com deficiência

No período de férias algumas famílias têm dificuldade para fazer uma rotina de terapias e brincadeiras em casa ou mesmo nas viagens.
Algumas atividades podem gerar um bom repertório para a escola e para as terapias quando a criança voltar das férias.
• Fotografe os passeios, as viagens, as pessoas, os brinquedos e todas as atividades que a criança participar, esse material pode gerar um conteúdo muito rico para trabalhar a comunicação e a linguagem na volta as aulas!
• Faça uma agenda de atividades e a rotina dos dias nas férias;
• Converse com as terapeutas para saber como dar continuidade ao conteúdo trabalhado na escola e nas terapias através da brincadeira;
• Peça orientação aos terapeutas para organizar o uso de andadores, órteses e parapodium, e se é possível / necessário fazer alongamentos e massagens;
Mas lembre-se sempre que é um período de lazer, brincadeiras e descanso. Converse com os terapeutas para programar as atividades, as brincadeiras e os passeios, mas acima de tudo, aproveite para curtir muito seu filho, ficar juntinho e descansar, para poder iniciar mais um ano intenso!


9 de Dezembro: Dia do Fonoaudiólogo!

"Sempre ouvem com cuidado.
Sabem da importância do diálogo.
Muitas vezes, são os responsáveis pelas primeiras respostas de comunicação das crianças com deficiência.
Tem todo o carinho para alimentar o corpo e nutrir a alma."
Parabéns a todos os fonoaudiólogos! Principalmente as nossas fonos super especiais: Vera Bailão e Ana Júlia! 💚💚💚
Um carinho de toda a equipe GRHAU!


quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

A terapia CrânioSacral na Paralisia Cerebral

Hoje vamos falar sobre a Terapia CrânioSacral. Aqui na clínica nós percebemos como as crianças com deficiência sentem os benefícios da terapia, com melhora na qualidade do sono, nos problemas digestivos, na espasticidade e em diversos outros problemas.
A terapia CrânioSacral é capaz de identificar problemas, dores e bloqueios sentindo o corpo do paciente através de um toque suave e analisando a resposta do corpo a esse toque.
Resumidamente, o próprio corpo vai buscar o equilíbrio ou o alívio do desconforto através de uma auto-correção feita através do toque do terapeuta em determinadas regiões do corpo.
Nosso corpo tem uma "engenharia" incrível, do topo do crânio até a ponta dos dedos, há um complexo sistema ligado por ossos, ligamentos, músculos, nervos, tendões e pele. E todo esse sistema está interligado e conectado.
Por exemplo, vamos supor que você tenha torcido seu tornozelo; além da dor local, você pode sentir também muita dor de cabeça, e por que isso acontece? Partindo do princípio de que você é um complexo sistema todo interligado, a torção no tornozelo vai impactar o resto de seu corpo para proteger esse tornozelo, mantendo-o seguro e reduzindo a resposta à dor. O problema é local, no seu tornozelo, mas através de seu sistema interligando todo o seu corpo, uma torção que desestabiliza a postura de todo o seu corpo, vai alterar ou desencadear problemas em outras regiões.
O terapeuta CrânioSacral strabalha para aliviar a dor identificando bloqueios, restrições ou mesmo áreas sob estresse localizadas nesse sistema. Essa "liberação" é feita através de um toque suave ou manuseio de tecidos corporais.
Em crianças com deficiência, as dificuldades motoras podem gerar um desequilíbrio nesse sistema, que podem ser difíceis de serem constatados - dores, dificuldade para dormir, irritabilidade, choro, e etc, podem ser melhorados através da terapia crânio-sacral.
Aqui vai o link do relato de uma mãe que percebeu a grande melhora na qualidade do sono do filho, que tem paralisia cerebral. O relato está em inglês!





sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Atendimento conjunto de Fisio + TO com Eletroestimulação Neurofuncional

O atendimento conjunto de Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional traz muitos benefícios para o paciente e os resultados são otimizados.
Geralmente a Fisio trabalha grandes grupos musculares, enquanto a TO posiciona corretamente a criança e trabalha habilidade motora fina, dessa forma, muito mais grupos musculares são trabalhados de forma geral e específica.
Nesta atividade, a Fisio, Janice, e a Terapeuta Ocupacional, Maisa, utilizaram a Eletroestimulação Funcional para ajudar no posicionamento adequado, controle de tônus muscular e estímulo em grupos musculares que auxiliam o sentar, além disso, elas também trabalharam atenção, concentração e habilidade motora fina.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...