segunda-feira, 30 de maio de 2016

As possibilidades da gaiola de atividades!


A gaiola de atividades é um recurso terapêutico que propicia muitas sensações boas!
Ficar em pé é uma delas, e quando a criança se vê em pé, sem a ajuda de terceiros, é uma alegria muito grande e isso interfere diretamente nos resultados da terapia, pois criança motivada vai muito mais longe!
Para nós, terapeutas, a gaiola permite que trabalhemos grupos musculares específicos, ou seja, é como se tivéssemos mais mãos auxiliando na terapia.
Os resultados dos intensivos de Therasuit são ainda melhores, já que trabalhamos essa postura e seus benefícios de forma intensiva e frequente!

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Vamos falar sobre inclusão escolar?



Ter uma criança com deficiência em uma escola regular pode assustar porque vai fazer com que todos os funcionários saiam de sua zona de conforto. Tudo aquilo que é diferente, é também um desafio que pode ser aceito ou simplesmente ignorado. A lei pode garantir a vaga, mas não pode garantir a vontade de aceitar o diferente e fazer a diferença na vida daquela criança e de todas as outras crianças que poderão conviver com ela.


Você já parou para pensar em quantas oportunidades são perdidas quando se nega o acesso da criança com deficiência ao ensino regular? Perdem os professores, perdem os alunos e perde a sociedade como um todo. A inclusão de qualidade começa quando o preconceito é deixado de lado, e a vontade de aprender com essa criança e, principalmente, de mudar essa realidade passa a ser a mola propulsora. Há um universo tão rico a ser explorado! Há tantas possibilidades! Atividades podem ser adaptadas, recursos de comunicação podem ser utilizados, e há muita gente criativa por aí, mostrando que basta um pouquinho de boa vontade e algumas orientações para que o trabalho comece a ser feito.


Há uma grande oportunidade na inclusão escolar! As crianças com deficiência podem mostrar suas habilidades, seus valores, suas capacidades, a maneira como aprendem e como têm desejos e vontades pertinentes à idade, como seus amigos! É uma descoberta importante para os dois lados, todos aprendem e se beneficiam com o processo de inclusão: aluno/professor, aluno/aluno, novos amigos e a escola como um todo.


Crianças que têm a oportunidade de conviver com amigos com deficiência, crescem sem preconceitos, aprendem a respeitar as diferenças, têm exemplos diários de solidariedade, compaixão, carinho e amor ao próximo. E como precisamos disso hoje em dia, não é mesmo? Quando vemos o resultado de um trabalho de inclusão bem feito, com a criança participando ativamente das atividades pedagógicas, recreacionais, interagindo com amigos, professores e funcionários, treinando sua independência para o futuro, crescendo como aluno e pessoa... Não tem preço! Dá um orgulho imenso!


Todas as crianças com deficiência têm direito à um processo de inclusão que efetivamente dê resultados, que explore todo o seu potencial e todas as suas habilidades. Esse é o nosso desejo para todas as crianças, para que possamos chegar em uma época em que a educação realmente será um direito de todos, para que todas as mães de crianças com deficiência sintam-se seguras e estejam cientes de que seu filho não somente é aceito na escola, mas também é trabalhado, respeitado e conduzido para o melhor que se pode oferecer a ele.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Brincadeira, equilíbrio, sequência lógica!

Nesta atividade trabalhamos: brincadeira, equilíbrio, coordenação motora, sequência lógica, quantidade e números!


quinta-feira, 19 de maio de 2016

Luxação e Subluxação de Quadril


Crianças que não andam, que andam pouco, que tem pouco controle de tronco e pescoço, podem ter algum tipo de problema no quadril. A musculatura também interfere muito, quando os músculos são mais rígidos ou espásticos, há um desequilíbrio da musculatura ao redor dos quadris, dificultando a abertura das pernas. Com o tempo, há perda da relação anatômica entre a cabeça do fêmur e o acetábulo, o que ocasiona muita dor durante a terapia, a troca de fraldas e até mesmo dificuldade para ficar sentado na cadeira de rodas. 
Algumas vezes, a dor interfere até no sono.
Prevenir é o melhor caminho!
É muito importante o acompanhamento do Ortopedista, do Neurologista, do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, que vão orientar as melhores práticas no dia a dia para prevenir a luxação de quadril, que pode envolver:
• Ficar em pé no parapodium
• Fazer RX constantemente
• Medir o grau de abertura dos quadris
• Fisioterapia
• Terapia Ocupacional
• Bom posicionamento em todos os momentos
Cada caso é um caso, somente os profissionais podem orientar qual o melhor tratamento.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Treino de marcha com pesos

Nossa querida Bianca está utilizando pesos de 0,5 kg nas pernas para treinar a marcha, o peso auxilia a criança a sentir melhor o passo, trabalhando velocidade e ritmo, além disso, o peso favorece a gravidade para que o pé toque o chão por inteiro

domingo, 15 de maio de 2016

Mensagem do Papa

"As pessoas com deficiência são para a família, um dom e uma oportunidade para crescer no amor, na ajuda recíproca e na unidade." Papa Francisco

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Mais um intensivo de Therasuit da Júlia!

A Júlia terminou seu terceiro intensivo de Therasuit!
Ela manteve os ganhos do último intensivo e avançou mais, já estamos treinando marcha com as muletas e ela está muito mais organizada! A extensão de joelhos melhorou muito também!
Até fizemos pãozinho no microondas! Emoticon smile
Até breve, Júlia!

domingo, 8 de maio de 2016

Parabéns, mamães incríveis!

Quando nasce uma criança com deficiência, nasce também uma mãe especial, especial não porque seu filho tem uma deficiência, mas sim, porque ela vai se descobrir uma pessoa que jamais sonhou ser.

Depois de passado algum tempo, das dificuldades iniciais e de todo o processo de entendimento e aceitação, essa mulher vai descobrir uma força jamais vista! Vai começar a ver a vida e as pessoas de uma maneira particularmente especial, vai se tornar gigante, mesmo que algumas vezes sinta-se frágil e desprotegida. Vai entender o real significado da entrega, dedicação, carinho e amor incondicional.


Essa mãe vai se tornar uma daquelas pessoas que a gente tem orgulho de conhecer e ter por perto, pois são mulheres que enfrentaram e enfrentam desafios diários, e nos mostram o quão fortes podemos ser, e mesmo em situações adversas, estão sempre com um sorriso a oferecer!

São fontes de inspiração e motivação.

São as mães que estão mudando o mundo, lutando por seus filhos, buscando acessibilidade e inclusão, combatendo o preconceito e mostrando ao mundo que o amor por seus filhos pode mudar muitas situações!

Parabéns, mamães incríveis!

Uma pequena homenagem de toda a equipe Grhau Therasuit!

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Estimulação sensorial e tátil

Alguns facilitadores auxiliam na percepção sensorial da criança, fazendo com que elas sintam o objeto nas mãos, tenham a sensação do peso, da textura e dos sons que emitem.

Na foto vemos um bastão que vibra e está "preso" na mão através de uma tira elástica, que não permite que o objeto caia, assim a criança vai percebendo que pode segurar o objeto por mais tempo e quais os movimentos que consegue fazer com ele! Além disso, a vibração do bastão funciona como um "input" sensorial, fazendo com que a criança sinta o objeto com mais intensidade.

Resumidamente, a criança sente o objeto, percebe que pode segurar por mais tempo com o facilitador, pode explorar movimentos e sons (se o objeto tiver essa funcionalidade), vai sentir o peso, a textura e a vibração, e isso tudo poderá funcionar como um estímulo para que ela se interesse por outros objetos também, ajudando a desenvolver a habilidade manual e o trabalho de motricidade fina!

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Conversando sobre Mielo com Júlia Kogan


Como algumas mães sabem, aproveitei uma viagem de férias com minha família para levar a Clara em alguns médicos em Chicago, num centro de referência em mielo.

Muitas mães ficaram curiosas para saber se houve algo novo por lá, então a Janice resolveu nos emprestar um espaço no GRHAU THERASUIT para que possamos fazer um mini encontro e conversar (ainda mais) sobre nossos filhos e as questões individuais de cada um. 

Após a viagem nenhuma conduta foi alterada e só tive certeza que acompanhamos nossos filhos com os melhores profissionais da área no Brasil, tão competentes como os de lá. 

Para aquelas mães que se interessarem, vou compartilhar minha experiência no dia 11 de maio,quarta-feira, às 14h30, e será um bate-papo bem informal. 

Sempre aprendemos muito umas com as outras... aproveito para também dizer que estou iniciando um processo para tirar a fralda da Clara e quero compartilhar isso também.

Júlia Kogan

terça-feira, 3 de maio de 2016

Feliz aniversário, Maitê e João Pedro!


Hoje comemoramos dois aniversários!
A Maitê está completando 1 aninho! Emoticon heart
E o João Pedro está fazendo 5! Emoticon heart
E a gente fez uma bagunça muito gostosa com todos eles!
Parabéns, Maitê e João Pedro!

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Daniel, o menino coragem!


Nossa fisioterapeuta Cláudia Giordani na foto com o Daniel!
Ela foi à Portugal para fazer o intensivo de Therasuit com ele! 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...