sábado, 30 de abril de 2016

Psicopedagogia e estimulação cognitiva

Você sabia que a estimulação cognitiva ajuda a melhorar as respostas de todas as terapias e interfere positivamente no dia a dia da criança?
O Gabriel terminou mais um intensivo de Therasuit nesse mês e os atendimentos psicopedagógicos entraram como diferencial para o trabalho de alfabetização e estimulação cognitiva.
Ele demonstrou grandes avanços no nível da atenção, na memória e na motricidade fina, com maior domínio no manuseio dos objetos.
Realizou atividades com jogos para o desenvolvimento de conceitos básicos, atividades gráficas com enfoque na escrita do próprio nome e dos familiares, pintura com diferentes materiais e histórias infantis.
A estimulação pedagógica é muito importante para o desenvolvimento do Gabriel para que adquira maior autonomia ao realizar as atividades e para que consiga lidar melhor com a frustração.
Finalizamos esta etapa com grande alegria e saudades, desejando que a cada dia ele conquiste novos conhecimentos e adquira maior independência!

terça-feira, 26 de abril de 2016

Criança precisa de rotina.

A rotina é importante para que a criança entenda as atividades, para que esteja preparada para elas e para que tenha tempo de se organizar sensorialmente. Isso contribui na evolução das terapias e no envolvimento e participação da criança.
Antecipando as atividades a criança se sente mais segura e menos ansiosa, além de contribuir para que não se desorganize sensorialmente ao ser colocada de repente em uma atividade, desencadeando, por exemplo, o choro.
Atividades diárias como por exemplo as refeições, o banho, os passeios, e etc, também podem ser colocados na rotina e antecipados para a criança.
O Terapeuta Ocupacional auxilia nesse processo e orienta a família em como estabelecer uma rotina e preparar a criança para isso. Quadros com as atividades, fotos dos familiares, dos terapeutas e das atividades, auxiliam muito!
Durante as terapias, a rotina também faz parte de aprendizado, da organização e da progressão das tarefas!

domingo, 24 de abril de 2016

terça-feira, 19 de abril de 2016

Projeto Diversidade na Rua - Mercur


Achamos a ideia incrível! Parabéns pela iniciativa, Mercur!
"A Mercur lança novos produtos de tecnologia assistiva a partir do projeto 'Diversidade na Rua'.
As novidades foram desenvolvidas a partir de constantes encontros e diálogos com educadores, familiares, instituições, profissionais da área da saúde e pessoas com deficiência.
Entre as novidades estão:
• Fixador de Mão em Tira
• Engrossador em Discos
• Cinta de Posicionamento para Cadeirantes
• Engrossador multiuso
• Giz de cera grosso
• Giz de cera tijolinho
• Lápis de cor grosso
Eles também criaram uma CONTA SOLIDÁRIA , que é um fundo que recebe o crédito de quem opta pelo valor maior dos
produtos e gera um desconto para quem precisa pagar menos. Tudo isso para que mais pessoas possam ter acesso aos produtos."
Bacana, né?!
Para saber mais:
http://www.mercur.com.br/noticias/visualizar/7/noticias-mercur/174/mercur-lanca-novos-produtos-de-tecnologia-assistiva-a-partir-do-projeto-diversidade-na-rua

sábado, 16 de abril de 2016

Gabriel finalizou mais um Therasuit!


Ontem o nosso querido Gabriel finalizou mais um intensivo de Therasuit!
Ele está cada vez mais participativo, manteve os ganhos do último intensivo e evoluiu ainda mais com ganhos motores globais e cognitivos!
Parabéns, Gabriel! Você sempre surpreende e é muito esforçado! Que o próximo intensivo chegue logo! 

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Impressora 3D


Que bacana! Foi feito na impressora 3D
Downloand free para imprimir em casa:https://goo.gl/IJhdRz

A importância da frequência nas terapias

As terapias devem ser parte da rotina da criança com deficiência, claro que sempre de acordo com as necessidades de cada uma.
Alguns pacientes sentem demais a falta das terapias,e em alguns casos, uma semana sem fazê-las já favorece algum desconforto, prisão de ventre, piora da alimentação e pode até interferir na qualidade do sono.
Alguns dos benefícios, de forma geral, são:
• alongamentos diários previnem encurtamentos e deformidades e trazem bem estar físico;
• atividades motoras em andadores e esteiras melhoram a circulação sanguínea, o funcionamento intestinal, a respiração e a saúde pulmonar, ganho muscular, proteção óssea, etc;
• ganhos motores e cognitivos, que auxiliam no desenvolvimento global da criança;
• promove a autoestima;
• auxilia a alimentação;
Há muitos outros benefícios que variam de paciente para paciente!
Venha conhecer nosso trabalho pessoalmente, estamos na Vila Mariana, em São Paulo - (11) 5579-7909.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Adaptação para escrita

Que ideia incrível! 😃




http://www.experimenta.es/noticias/industrial/glifo-herramientas-de-diseno-y-escrituras-para-ninos-con-discapacidad-motora/

segunda-feira, 11 de abril de 2016

A importância da estimulação óssea


A estimulação óssea para a criança com comprometimento motor é parte essencial do trabalho de reabilitação, por isso que é tão importante a estimulação motora global e constante.
Os músculos bem trabalhados vão proteger a estrutura óssea, evitar perda de cálcio e também prevenir deformidades ósseas.
Esses estímulos auxiliam no crescimento da criança e na prevenção da osteoporose.
Um recurso que auxilia muito nesse processo é a plataforma vibratória e nós a utilizamos muito durante as terapias!

A alimentação que pode controlar crises convulsivas

Sobre a dieta cetogênica:
https://drapaulagirotto.com/2016/04/07/a-alimentacao-controla-as-crises-convulsivas/

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Parede de Escalada Terapêutica


video
É um dos recursos que as crianças mais gostam aqui na clínica!
A atividade requer muita força muscular e trabalha tanto membros inferiores quanto superiores, também trabalhamos alongamento muscular, coordenação motora, equilíbrio e dissociação.
A parede de escalada é um desafio gostoso e divertido, em que é possível trabalhar os objetivos de reabilitação de forma lúdica e a criança se sente capaz e motivada!

quarta-feira, 6 de abril de 2016

A importância do atendimento multidisciplinar


Você sabe por que é tão importante o atendimento multidisciplinar?
Aqui no Grhau fazemos um trabalho multidisciplinar, isso significa que o atendimento é feito por vários profissionais para que os objetivos terapêuticos sejam atingidos.
Muitas vezes, uma terapia interfere na outra, ou até mesmo faz parte da outra, como por exemplo as crianças que precisam fazer Fisioterapia e Terapia Ocupacional em conjunto, ou seja, na mesma sessão.
Qual a importância? Além de analisarmos a criança ou o adulto como um todo, com habilidades motoras, cognitivas e sensoriais, podemos planejar em conjunto as melhores terapias e dessa forma, o resultado é potencializado.

sábado, 2 de abril de 2016

Dia Mundial de Conscientização do Autismo


E"Queremos um mundo mais inclusivo e solidário, crianças colaboradoras e amigas, livres de preconceitos e da competitividade. E percebemos que, mesmo sem notar, não é assim que as mães criam os filhos. Criam para ser os melhores. Melhores que os outros. Talvez também fizesse isso com o meu filho. Provavelmente faria. E esse é justamente o meu presente. O Ricardo me libertou desse conceito, e me fez perceber que o que importa é solidariedade, a aceitação do outro, o olhar carinhoso e amigo."

Num dia azul
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...