quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

A terapia CrânioSacral na Paralisia Cerebral

Hoje vamos falar sobre a Terapia CrânioSacral. Aqui na clínica nós percebemos como as crianças com deficiência sentem os benefícios da terapia, com melhora na qualidade do sono, nos problemas digestivos, na espasticidade e em diversos outros problemas.
A terapia CrânioSacral é capaz de identificar problemas, dores e bloqueios sentindo o corpo do paciente através de um toque suave e analisando a resposta do corpo a esse toque.
Resumidamente, o próprio corpo vai buscar o equilíbrio ou o alívio do desconforto através de uma auto-correção feita através do toque do terapeuta em determinadas regiões do corpo.
Nosso corpo tem uma "engenharia" incrível, do topo do crânio até a ponta dos dedos, há um complexo sistema ligado por ossos, ligamentos, músculos, nervos, tendões e pele. E todo esse sistema está interligado e conectado.
Por exemplo, vamos supor que você tenha torcido seu tornozelo; além da dor local, você pode sentir também muita dor de cabeça, e por que isso acontece? Partindo do princípio de que você é um complexo sistema todo interligado, a torção no tornozelo vai impactar o resto de seu corpo para proteger esse tornozelo, mantendo-o seguro e reduzindo a resposta à dor. O problema é local, no seu tornozelo, mas através de seu sistema interligando todo o seu corpo, uma torção que desestabiliza a postura de todo o seu corpo, vai alterar ou desencadear problemas em outras regiões.
O terapeuta CrânioSacral strabalha para aliviar a dor identificando bloqueios, restrições ou mesmo áreas sob estresse localizadas nesse sistema. Essa "liberação" é feita através de um toque suave ou manuseio de tecidos corporais.
Em crianças com deficiência, as dificuldades motoras podem gerar um desequilíbrio nesse sistema, que podem ser difíceis de serem constatados - dores, dificuldade para dormir, irritabilidade, choro, e etc, podem ser melhorados através da terapia crânio-sacral.
Aqui vai o link do relato de uma mãe que percebeu a grande melhora na qualidade do sono do filho, que tem paralisia cerebral. O relato está em inglês!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...