sexta-feira, 11 de novembro de 2016

O que é a Rizotomia Dorsal Seletiva?

Você sabia que a Rizotomia é uma cirurgia para melhorar a Espasticidade causada pela Paralisia Cerebral?
A rizotomia dorsal seletiva - RDS (Selective Dorsal Rhizotomy - SDR), ou a rizotomia superseletiva dorsal é um procedimento cirúrgico que consiste na inativação de parte dos nervos (raízes), que conectam os músculos à medula.
O objetivo da rizotomia é a melhora da espasticidade nos membros inferiores, percebida logo após o procedimento, com movimentação mais fácil e sem muita resistência. Porém, é preciso ter muita cautela, pois nem sempre a espasticidade precisa ser completamente retirada, muitas crianças se utilizam dela para ficar em pé ou mesmo sentada.
A força dos membros inferiores geralmente fica diminuída após o procedimento e, com fisioterapia intensiva, a força pode retornar após os 6 primeiros meses (em alguns casos pode levar até dois anos). Além disso, muitos outros benefícios podem ocorrer:
- Melhora de coordenação e da distonia;
- Melhora no equilíbrio e na espasticidade de tronco;
- Melhora da deglutição;
- Melhora nas crises de espasmos;
- Menor ocorrência de deformidades nos membros;
- Menor necessidade de medicações para espasticidade;
- Menor necessidade de aplicação de toxina botulínica;
- Em pacientes com potencial de marcha, existe a possibilidade de andar com algum apoio, ou até mesmo sozinho.
É importante uma avaliação multidisciplinar para avaliar a real necessidade da cirurgia e também avaliar outras possibilidades cirúrgicas ou de tratamento para a espasticidade, pois nem toda criança com espasticidade tem indicação para a rizotomia dorsal seletiva, e assim como todo procedimento cirúrgico, há riscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...