sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Hipotonia: Como tratar?

A hipotonia tem como principal característica a diminuição do tônus muscular. Os bebês com hipotonia apresentam pouca movimentação, muitas vezes dificuldade para mamar, dificuldade de levar a mão à boca, de pegar objetos, e etc.
O diagnóstico é feito geralmente no nascimento ou nos primeiros meses de vida.
A Hipotonia pode ser familiar ou mesmo ter outras causas, como por exemplo, as más formações cerebrais, as síndromes metabólicas e as doenças neuromusculares. É muito importante tentar descobrir a causa com o neurologista e o geneticista para sabermos quais os tratamentos e recursos terapêuticos adequados.
A estimulação precoce é o melhor tratamento para as crianças hipotônicas e, dependendo das dificuldades da criança, o tratamento pode envolver Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional e Fonoaudiólogo. Os profissionais vão trabalhar principalmente a postura, a coordenação motora, a musculatura orofacial e o fortalecimento muscular, além de prevenir problemas ortopédicos.
Fazemos uma cuidadosa avaliação para definir quais os recursos terapêuticos mais indicados e qual a fase que a criança se encontra.
O Therasuit e a plataforma vibratória apresentam excelentes resultados, mas não são indicados para todas as crianças hipotônicas, por isso é importante ter os laudos médicos para que possamos orientar quanto aos melhores recursos e tratamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...