sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Dicas de brinquedos para crianças com deficiência

Na semana que vem comemoramos o dia das crianças e entendemos que o brincar deveria ser uma atividade universal para todas as crianças independentemente de idade, raça, nacionalidade, condição física e social.

Muitas vezes, as mães de crianças com deficiência, têm dificuldade de encontrar brinquedos que os filhos realmente possam brincar, por isso preparamos algumas dicas para ajudar nessa escolha, porque criança gosta mesmo é de brinquedo!

Primeiramente deve-se levar em consideração o interesse e as possibilidades da criança, e, para cada deficiência, há brinquedos mais ou menos indicados:

• Deficiência motora: brinquedos com estruturas grandes, mais fáceis de pegar ou encaixar, sem que necessitem de movimentos mais rápidos ou de motricidade fina. Os brinquedos também podem ser adaptados para uso com acionador.

• Deficiência visual: brinquedos com efeitos sonoros, texturas, com cores bem vivas e contrastes.

• Deficiência intelectual: brinquedos educativos planejados para facilitar a aprendizagem podem ser uma boa opção.

• Deficiência auditiva: brinquedos com vibração, movimento, luzes e texturas.

Aproveite o dia das crianças para brincar com seu filho, para curtir momentos especiais e únicos. Estimule a brincadeira simples e sem cobrança, para que o brincar seja lazer e não obrigação.

Se você tiver dificuldade em brincar com seu filho ou escolher o presente ideal, converse com o Terapeuta Ocupacional, pois é o profissional que além de orientar essas atividades, também pode encontrar soluções e adaptações para que tudo ocorra da melhor forma possível!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...