quarta-feira, 25 de maio de 2016

Vamos falar sobre inclusão escolar?



Ter uma criança com deficiência em uma escola regular pode assustar porque vai fazer com que todos os funcionários saiam de sua zona de conforto. Tudo aquilo que é diferente, é também um desafio que pode ser aceito ou simplesmente ignorado. A lei pode garantir a vaga, mas não pode garantir a vontade de aceitar o diferente e fazer a diferença na vida daquela criança e de todas as outras crianças que poderão conviver com ela.


Você já parou para pensar em quantas oportunidades são perdidas quando se nega o acesso da criança com deficiência ao ensino regular? Perdem os professores, perdem os alunos e perde a sociedade como um todo. A inclusão de qualidade começa quando o preconceito é deixado de lado, e a vontade de aprender com essa criança e, principalmente, de mudar essa realidade passa a ser a mola propulsora. Há um universo tão rico a ser explorado! Há tantas possibilidades! Atividades podem ser adaptadas, recursos de comunicação podem ser utilizados, e há muita gente criativa por aí, mostrando que basta um pouquinho de boa vontade e algumas orientações para que o trabalho comece a ser feito.


Há uma grande oportunidade na inclusão escolar! As crianças com deficiência podem mostrar suas habilidades, seus valores, suas capacidades, a maneira como aprendem e como têm desejos e vontades pertinentes à idade, como seus amigos! É uma descoberta importante para os dois lados, todos aprendem e se beneficiam com o processo de inclusão: aluno/professor, aluno/aluno, novos amigos e a escola como um todo.


Crianças que têm a oportunidade de conviver com amigos com deficiência, crescem sem preconceitos, aprendem a respeitar as diferenças, têm exemplos diários de solidariedade, compaixão, carinho e amor ao próximo. E como precisamos disso hoje em dia, não é mesmo? Quando vemos o resultado de um trabalho de inclusão bem feito, com a criança participando ativamente das atividades pedagógicas, recreacionais, interagindo com amigos, professores e funcionários, treinando sua independência para o futuro, crescendo como aluno e pessoa... Não tem preço! Dá um orgulho imenso!


Todas as crianças com deficiência têm direito à um processo de inclusão que efetivamente dê resultados, que explore todo o seu potencial e todas as suas habilidades. Esse é o nosso desejo para todas as crianças, para que possamos chegar em uma época em que a educação realmente será um direito de todos, para que todas as mães de crianças com deficiência sintam-se seguras e estejam cientes de que seu filho não somente é aceito na escola, mas também é trabalhado, respeitado e conduzido para o melhor que se pode oferecer a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...