domingo, 31 de março de 2013

Feliz Páscoa!



Páscoa é renascimento.

Seus símbolos representam a vida.
Mas, se atentarmos, o milagre de vida acontece todos os dias.
E renascemos quando amamos, quando dirigimos palavras de carinho aos amigos, quando cuidamos de todos que precisam.
Renascemos também quando olhamos pra frente com coragem deixando os rancores para trás, sabendo que o hoje é a única página em que podemos escrever nossa história.
FELIZ PÁSCOA!!!






Este é um lindo vídeo feito com participação das crianças do Grhau durante suas atividades de terapia nos últimos dias, que envolveram e tema e os símbolos da Páscoa. Ninguém melhor que as crianças para nos passar esta mensagem de esperança, amor e renovação.

Uma mensagem de Páscoa muito especial que deixamos a todos os nossos amigos, parceiros, pacientes e leitores com muito carinho!


quarta-feira, 27 de março de 2013

30 anos do GRHAU!




O Grhau está completando hoje três décadas de história! Chegamos até aqui com um grande sentimento de alegria e orgulho pelo trabalho já realizado, tendo auxiliado incontáveis pacientes e suas famílias no processo de reabilitação.

São 30 anos de renovação e busca constante pelas melhores metodologias, por técnicas inovadoras, aliadas às descobertas da neurociência e da neuroplasticidade.

A equipe do Grhau também sempre dedicou um olhar cuidadoso para seus pacientes e suas famílias, com respeito e amor, enxergando os vínculos afetivos e a e integração da família no processo de reabilitação como peças essenciais para o sucesso de qualquer tratamento.

São 30 anos de convivência, aprendendo e multiplicando esse aprendizado, sempre em busca de fortalecer e preparar o indivídua para inclusão e uma participação ativa na sociedade, dentro de suas possibilidades.

Ainda há muito a se aprender, a se descobrir e conquistar no processo de reabilitação e inclusão, e seguimos acreditando que não existem limites e todo indivíduo merece receber oportunidade para seu desenvolvimento.

Agradecemos a todos que já fizeram e ainda fazem parte de nossa história!

quarta-feira, 20 de março de 2013

Depoimento da Rita Moraes, mãe do Rafael


Olá amigos! 

Em comemoração ao Dia da Síndrome de Down, dividimos com vocês um depoimento escrito pela Rita Moraes, mãe do Rafael, que possui a Síndrome de Down e é paciente do GRHAU, onde é atendido pela fisioterapeuta Juliana Freire e pela fonoaudióloga Alice Rodrigues. Rita conta para nós um pouco sobre como foi sua gestação, a descoberta da SD em seu filho, e como tem sido essa jornada de aceitação, alegrias, desafios, estimulação e principalmente, muito amor por seu filho.



Rafael com sua mãe Rita, seu pai Flávio, e a irmã Helena

Com carinho lembro-me bem da minha infância. Os sonhos de casar e ter filhos sempre me acompanhavam. Colocava em minhas brincadeiras de criança almofadas dentro da blusa para brincar de gravidez. Após o nascimento minhas bonecas tornavam-se filhas. Com a graça de Deus realizei meu sonho de infância.

Dia 21 de março: celebrando a vida das pessoas com Síndrome de Down!


O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado em 21 de março, para lembrar as conquistas e lutas pelos direitos das pessoas que nascem com essa síndrome.

A Síndrome de Down (SD) é um conjunto de expressões fenotípicas resultantes da trissomia do cromossomo 21, (por isso a escolha do dia 21/03). Isso quer dizer que pessoa possui 3 e não 2 cromossomos no lócus 21, como seria previsto. Esse é um evento genético natural e universal, presente em todas as etnias e classes sociais, e costuma aparecer na proporção de 1 criança com SD a cada 700 nascimentos. Como todas as pessoas possuem um par de 23 cromossomos, 46 no total, e as com síndrome de Down possuem 47, esse cromossomo a mais também têm sido carinhosamente chamado de cromossomo do amor, por diversas associações voltadas para os direitos das pessoas com a SD. 

terça-feira, 19 de março de 2013

Lucas: novas experiências e percepções no Therasuit


Este é o Lucas, paciente do Grhau que também fez a terapia intensiva no método Therasuit, em janeiro de 2013. Ele é atendido pela fisioterapeuta Janice Ortiz e pela terapeuta ocupacional Maisa Forster Machado.

Podemos ver ele vivendo grandes momentos na percepção de seu corpo, de sua capacidade e independência, curtindo novas experiências e trabalhando duro! A família também participou bastante, incentivando e vibrando com cada progresso conquistado.

Veja algumas fotos de momentos marcantes desse mês de terapia intensiva:

durante a Terapia Ocupacional, também com os recursos do Therasuit
brincando e explorando diferentes texturas!
pulando e ficando de pé com ajuda dos spiders
Lucas até cabeceou a bola!
cuidado que aí vem o Lucas!!!
vamos chutar a bola?
toda a família envolvida!

Todo mundo comemorando um chute certeiro!


Para comemorar o último dia da terapia intensiva, teve até festinha com direito a bolo - pelo jeito estava muito gostoso!

só alegria!
Parabéns, Lucas!!!

sexta-feira, 15 de março de 2013

Vitória no Therasuit: grandes conquistas!




Olá, pessoal!!

Compartilhamos aqui com vocês um vídeo emocionante de uma paciente do GRHAU que realizou intensivo no método Therasuit durante o mês de janeiro de 2013.

A pequena Vitória, de 7 anos, apresenta diplegia espástica devido a prematuridade extrema. Durante a terapia intensiva ao longo de quatro semanas, ela foi atendida pela fisioterapeuta Claudia Giordani e desenvolveu força global, principalmente no tronco, conscientização corporal, melhorando equilíbrio e postura sentada e em pé, levando a maior autonomia. 

Ela se esforçou bastante e também se divertiu muito durante todo o tratamento, em que conquistou grandes progressos. Parabéns, Vitória!!!

Veja o programa da terapia, com os tempos em que aparecem no vídeo:

1ª semana: avaliação, equilíbrio, força, propriocepção
2ª semana: coordenação, atenção e concentração (1min 48s)
3ª semana: planejamento motor, auto controle, movimentos dissociados, treino dinâmico (4min 34s) 
4ª semana: conscientização, auto-confiança, organização postural, independência (7min 50s)

Ao total, são 13 minutos que mostram um pouco de todo o trabalho que foi feito ao longo destas quatro semanas. Veja também algumas imagens:













quinta-feira, 14 de março de 2013

Você já conhece a terapia Crânio-Sacral?





A Terapia Crânio-Sacral é um tratamento que ajuda a detectar e corrigir desequilíbrios no chamado sistema crânio-sacral, que engloba desde os ossos da cabeça até a porção final da coluna vertebral. O terapeuta realiza manobras sutis com toques muito suaves na região da cabeça e da coluna do paciente, com objetivo de restabelecer o ritmo de pulsações desse conjunto de órgãos, que é formado também pelas meninges, e pelo líquido que circula dentro destas estruturas, chamado de liquido cefalorraquidiano. Assim, certas restrições no sistema crânio-sacral são liberadas, dissipando os efeitos negativos do estresse sobre o sistema nervoso central.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Projeto "Doe palavras" oferece mensagens de otimismo a pacientes com câncer





Todos nós experimentamos em nosso dia a dia o poder transformador das palavras. Quantas vezes uma frase infeliz e mal colocada chega como um balde de água fria em nossos sonhos e projetos? E quando estamos desanimados e cansados diante a uma situação difícil, e um amigo nos levanta com algumas palavras de coragem e otimismo?

Palavras transformam. Pensando nisso, um projeto muito bonito foi desenvolvido no Hospital Mário Penna, uma instituição de Minas Gerais que atende gratuitamente pacientes em tratamento contra o câncer.

quinta-feira, 7 de março de 2013

MARIA CAROLINA NO THERASUIT



A fisioterapia é muito importante, mas criança gosta mesmo é de brincar! E será que não dá para unir as duas coisas? Claro que sim! Essa menina linda é a Maria Carolina, portadora de mielomeningocele, paciente da Clínica GRHAU. Durante a fisioterapia com o método Therasuit, ela acaba explorando seu corpo através de exercício-brincadeira, descobrindo seu impulso, força muscular, ritmo e coordenação. E se divertindo bastante!

terça-feira, 5 de março de 2013

Governo busca prevenir partos prematuros com novas pesquisas




Um grande investimento será feito no Brasil ainda este ano em pesquisas para melhorar o cenário dos nascimentos de bebês prematuros no país. As complicações relacionadas à prematuridade são a primeira causa da mortalidade neonatal e a segunda principal causa de morte em crianças menores de cinco anos no mundo. Além de todas as consequências e tratamentos muitas vezes longos que os pequenos pacientes necessitam para se desenvolverem com saúde após o nascimento.

Por isso, o Ministério da Saúde abriu, na terça-feira passada (26), o edital da pesquisa Grandes Desafios Brasil: Prevenção e Manejo dos Nascimentos Prematuros. Serão investidos R$ 16 milhões em estudos, fruto de uma parceria entre os Ministérios da Saúde, da Ciência e Tecnologia e a Fundação Bill & Mellinda Gates.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Filme Colegas fala sobre Síndrome de Down, sonhos e esperanças


Atores Rita Pokk, Ariel Goldenberg e Breno Viola, protagonistas de Colegas (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Já está em cartaz nos cinemas nacionais desde o dia 1º de março o filme “Colegas”, primeiro longa-metragem nacional protagonizado por três atores com síndrome de Down.

O filme é uma comédia  super divertida que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida pelo olhar de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema. Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pokk) e Márcio (Breno Viola) vivem em uma instituição para portadores da síndrome e um dia, inspirados pelo filme Thelma & Louise, resolvem fugir de lá em busca de seus sonhos. Stalone quer ver o mar, Marcio quer voar e Aninha sonha em se casar. Eles partem do interior de São Paulo rumo à Buenos Aires, aprontando bastante confusão. Enquanto experimentam o sabor da liberdade, em meio a aventuras, cenas engraçadas e comoventes, o longa procura desmistificar o conceito de que as pessoas com síndrome de Down não amadurecem e são eternas crianças.

sexta-feira, 1 de março de 2013

DICAS DE SAÚDE AUDITIVA


Problemas auditivos podem aparecer em qualquer idade, e nem sempre são facilmente percebidos. Existem alguns cuidados simples para ajudar a preveni-los. Confira também dicas que nossa equipe de Fonoaudiologia separou, para ajudar a percebê-los e buscar pelo  diagnóstico e tratamento adequados logo que os sintomas surgirem.

  1. Você sabia que o ruído excessivo prejudica nossa audição?


Ouvir sons em volume alto pode ser muito prejudicial à saúde, ocasionando perda da audição, zumbido, sensação de ouvido tapado e outros sintomas. Proteja-se:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...