sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Memorial da Inclusão: exposição retrata a luta pelos direitos da pessoa com deficiência



Entre os dias 23 de outubro e 28 de novembro, o Memorial da Inclusão recebe a exposição "Quem não é visto não é lembrado", que exibe fotografias das passeatas organizadas pelo Movimento Superação no Brasil e na Argentina em busca da inclusão das pessoas com deficiência.

A iniciativa celebra os 10 anos do Movimento Superação, retrata a luta pelos direitos da pessoa com deficiência e o processo de inclusão social por meio de 26 imagens que possuem os recursos de audiodescrição e braile.

O Memorial da Inclusão aborda cada uma das quatro deficiências - auditiva, visual, intelectual e física - e conta com atrações como a Sala Preparatória dos Sentidos: um local escuro com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e olfativos. O espaço também pode ser visitado através do site www.memorialdainclusao.sp.gov.br. Por meio de uma plataforma 3D, os visitantes se sentem dentro do Memorial e podem acessar textos e áudios em três versões: português, inglês e espanhol.

Inaugurado no dia 3 de dezembro de 2009, o Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência tem o propósito de reunir em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.


"A ideia evoluiu para traçar os caminhos das pessoas com deficiência em prol de uma sociedade mais inclusiva e, assim, com esta proposta, estimular a reflexão de que as formas e frentes de ação do segmento contribuíram sobremaneira para conquistas constitucionais e legais e, fundamentalmente, para mudanças nos valores sociais, na percepção da sociedade sobre a pessoa com deficiência. Tais caminhos concederam à sociedade brasileira a oportunidade de compreender e aceitar o diferente e significar a diversidade. "
Trecho de apresentação do Memorial da Inclusão




Exposição fotográfica - “Quem não é visto não é lembrado”
Data: 23 de outubro a 28 de novembro
Horário para visitação: 10h às 17h
Local: Memorial da Inclusão – sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda (ao lado da estação de ônibus, metrô e trem – Barra Funda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...