quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Parque temático na Hungria aborda inclusão social de pessoas com deficiência

 
Adultos e crianças experimentam as dificuldades de se locomover com uma cadeira de rodas

Um parque temático na Hungria tem se destacado ao usar atividades lúdicas e brincadeiras para que as pessoas se familiarizem com os diferentes tipos de deficiência existentes. No Ability Park, ou Parque das Habilidades, em Budapeste, os visitantes participam de jogos e precisam cumprir desafios comuns às pessoas com alguma deficiência. 

Os guias são especialistas no assunto: cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e intelectuais são responsáveis por conduzir o público nessa aventura. 

Visitantes participam de jogo com a linguagem de sinais no Ability Park, em Budapeste (Foto: Divulgação/Visite Hungria
Entre as atividades que a equipe propõe estão o percurso de obstáculos utilizando cadeira de rodas, jogos de lógica e memória usando linguagem de sinais, testes de tato e olfato, labirinto às cegas e workshops.

Cadeirantes mostram aos visitantes truques de como lidar com as dificuldades na pista de obstáculos. Monitores com deficiência auditiva conduzem as pessoas nas atividades de lógica e jogos de memória baseados na língua de sinais. Já os guias com deficiência visuais ou cegos são responsáveis por ajudar o público a testar seu senso de olfato e tato. É possível também conhecer a Miracle City, uma cidade virtual em que o visitante deve tentar descobrir suas leis, sendo orientados por deficientes intelectuais.

Visitantes participam jogos de olhos vendados para estimular o tato

A proposta é ajudar as pessoas a se familiarizarem com a vida das pessoas com deficiência de uma forma interativa e divertida, facilitando uma mudança de atitude e a inclusão social.

O parque recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais pela sua proposta de educação e conscientização por meio do entretenimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...