segunda-feira, 17 de junho de 2013

Pilates na reabilitação neuromotora



Pessoas com deficiência física apresentam certas características que as levam a modificar suas atividades físicas, como alterações motoras, alterações de sensibilidade, alteração de equilíbrio e perda da funcionalidade dos movimentos.

Com isso instalam-se compensações que comprometem a ergonomia corporal. Gasta-se mais energia para realizar determinados exercícios acometendo a autonomia e a independência.


Há um desequilíbrio muscular que pode levar a um desequilíbrio postural com consequente perda de equilíbrio e mobilidade. Há crescente medo de realizar algumas atividades.

Joseph Pilates desenvolveu uma técnica que emprega o uso terapêutico do movimento através do exercício. Segundo Pilates é importante e possível "produzir um corpo uniformemente condicionado, flexível e forte a partir do controle total da mente".

O Pilates na reabilitação Neurológica oferece ao paciente uma adequação deste quadro, ensina como movimentar melhor os membros através de exercícios.

Através do método pilates é possível trabalhar de modo efetivo a atuação dos músculos estabilizadores "isolando" os movimentos do tronco e membros. Os pacientes poderão aprender a utilizar os membros de modo mais isolado, utilizando somente os músculos necessários. Consequentemente o esforço necessário para movê-los será bem menor.

Todos os exercícios exigem muita concentração; são associados à respiração, com poucas repetições, são lentos e não levam à fadiga.

Os movimentos involuntários que aparecem com o aumento da dificuldade da tarefa podem diminuir, pois através do Método Pilates, é solicitada apenas a contração do músculo necessário, os demais permanecendo relaxados.

O tratamento todo é adaptado para a deficiência neurológica e os resultados podem ser sentidos e observados em poucas sessões.

Benefícios do Pilates na Reabilitação Neurológica: 

  • Reduz os desequilíbrios musculares e aumenta a percepção do corpo
  • Diminui as compensações causadas pela lesão neurológica 
  • Diminui o gasto energético
  • Aumenta a possibilidade de independência


Fisioterapeuta Martha Cecily B. Chaim

Para maiores informações, entre em contato com o GRHAU pelo fone 5579-7909 (Rua Jorge Chammas, 294, Vila Mariana, São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...