quinta-feira, 13 de junho de 2013

Como fazer uma calça-almofada (ou calça de contenção)


Um recurso simples e fácil de fazer para auxiliar nos cuidados e estimulação de crianças com atraso no desenvolvimento neuromotor é a calça de contenção, também chamada de calça-da-vovó ou calça-almofada. Ela pode ser usada como um suporte para a criança sentar enquanto está brincando e é usada inclusive em algumas atividades de fisioterapia ou terapia ocupacional.


Você vai precisar:


- uma calça jeans usada

- flocos de espuma

- retalhos de tecido

- retalhos de tecido coloridos e com diferentes texturas

- cerca de 12 sacolas de supermercado


Como fazer:

- Leve a calça a uma costureira e peça para fechar com costura as aberturas nas pernas (embaixo) e colocar um zíper na cintura (em cima). Peça também para tirar qualquer detalhe metálico como botões, zíperes, rebites, etc.

- Se possível, peça para ela aplicar alguns retalhos de tecidos coloridos e com texturas diferentes nas pernas, que servem ao mesmo tempo de estimulação tátil e visual da criança e também deixam a calça mais bonita. Os apliques também podem ser feitos manualmente com agulha e linha, antes de colocar o enchimento na calça.

- Para o enchimento, misture os flocos de espuma com os retalhos de tecido e encha as sacolas de supermercados. A mistura de espuma com tecido faz com que a calça não fique nem muito leve nem muito pesada. Coloque o enchimento dentro das sacolas de supermercado, amarre-as e coloque dentro  da calça, preenchendo todo o espaço.

- Colocar o enchimento dentro das sacolas vai ajudar a deixar a calça mais dobrável, como articulações, favorecendo o uso da calça em diferentes posições, e também a remover o enchimento quando precisar lavar a calça.

- Feche o zíper e pronto, sua calça-almofada está pronta!


Observações:

- A calça pode ser usada como encosto para a criança brincar sentada no chão, e de diversas outras formas, de acordo com as necessidades ou preferências da criança.

- A calça também pode ser usada por outras crianças que não tenham necessidades especiais, como mais um recurso para a criança brincar ou descansar.


Bom trabalho!

2 comentários:

  1. Adorei essa almofada, eu fiquei conhecendo por um programa de televisão, por conta de uma mãe que foi pedir uma máquina de costura industrial pra confeccionar as almofadas e assim poder tb ajudar outras mãe. E me caie um pedido pra mim fazer uma para o meu priminho. Que bom encontrei vcs dando todas essas dicas. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela dica preciso fazer para meu filho e não sabia por onde começar. Obrigada!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...