terça-feira, 2 de abril de 2013

O que é a prática educacional inclusiva?


Em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, publicamos abaixo um texto retirado da Cartilha da Inclusão sobre o autismo com informações muito enriquecedoras sobre a prática educacional inclusiva, que ainda necessita de importantes avanços no Brasil:


Educação inclusiva significa que cada criança tem a oportunidade de aprender em escola de sua escolha. Todas as crianças são bem-vindas para a escola e irão aprender juntas em uma sala de aula regular.

A educação inclusiva se concentra na implementação das melhores práticas para crianças com necessidades especiais dentro da sala de aula regular. Dentro de salas de aula inclusivas, todas as crianças têm a oportunidade de interagir e aprender com seus pares.


Ambientes inclusivos podem aumentar a oferta de oportunidades de interações sociais para as crianças com autismo e por sua vez, melhorar as habilidades sociais desta população. Interagir com seus colegas dá aos alunos com autismo a oportunidade de praticar habilidades de comunicação, desenvolver amizades e ver como se comportam os colegas nas situações do dia a dia.

As pesquisas têm demonstrado que os colegas podem ajudar a ensinar habilidades sociais para alunos com autismo. Para que isso aconteça, as atividades deverão ser devidamente estruturadas; informação sobre autismo e como interagir com a pessoa autista tem de ser disponibilizada aos colegas, e os professores têm que guiar ativamente as interações e reforçar os esforços de interação entre os alunos com autismo e seus colegas (Wagner, 1999).

Os colegas também se beneficiam por terem colegas com autismo em sala de aula. Quando os colegas de crianças com autismo são educados sobre o autismo, e lhes é dada uma oportunidade para atuar como tutores dos colegas / amigos, eles aprendem a aceitação e a empatia, agem como modelos, e se tornam mais conscientes sobre os pontos fortes e fracos de cada indivíduo.(Wagner, 1999).



Veja na mais informações e orientações a educadores e professores para uma prática pedagógica inclusiva nos links abaixo:

Fonte: Cartilha Inclusão do Site Revista Autismo
Autores: Viviane Timmons, PhD; Marlene Breitenbach, MSEd, BCBA; Melissa Maclsaac

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...