quarta-feira, 24 de abril de 2013

Menino com distrofia muscular vive aventuras em ensaio fotográfico muito criativo


No ensaio, Luka voa junto com o fotógrafo Matej Peljhan na liberdade da imaginação, e concretiza seus sonhos

Hoje em dia surgem cada vez mais novos recursos para ajudar pessoas com deficiência neuromotora a realizar atividades do cotidiano. Além dos progressos obtidos com as terapias de reabilitação, cadeiras de rodas especiais proporcionam desfrutar um banho de mar, roupas e sapatos auxiliam os movimentos e permitem aos usuários viver aventuras antes impossíveis como andar, praticar esportes e por aí vai. Mas, quando mesmo com estas inovações tecnológicas, a limitação do corpo ainda não permite se concretizar certos sonhos?


Ainda temos a mente e o espírito que são livres para sonhar e dar asas à imaginação. Foi talvez o que motivou o esloveno Matej Peljhan a fotografar este menino de 12 anos chamado Luka, que possui uma séria distrofia muscular. Sua doença lhe causa um enfraquecimento progressivo da musculatura e ossos. Ele consegue apenas movimentar os dedos das mãos para guiar sua cadeira de rodas elétrica e desenhar.

Peljhan ajudou Luka a concretizar sonhos como mergulhar, jogar basquete, dançar e andar de skate, em um ensaio fotográfico muito especial. As imagens tocam os corações daqueles que sabem quão especial é proporcionar a um filho momentos de alegria e liberdade, em uma brincadeira de criança que viaja nas asas da imaginação.

O fotógrafo deu ao ensaio o nome de "Le Petit Prince", ou "O pequeno príncipe".


Nas fotos de Matej Peljhan, Luka começa a desenhar e sua imaginação o leva a viver muitas aventuras


O fotógrafo usou panos coloridos e distribuiu objetos no chão para construir o cenário onde Luka, deitado, interpreta seus próprios sonhos

subir escadas
descer uma pista de skate
fazer um arremesso no jogo de basquete
plantar bananeira numa mão só!
e mergulhar no fundo do mar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...