terça-feira, 9 de abril de 2013

Depoimento de Helena Maranhão, ex-paciente do Grhau


Olá, pessoal!
Lembrando dos 30 anos de história do Grhau, convidamos alguns pacientes que por aqui passaram a deixar um depoimento sobre a importância do Grhau em sua trajetória de reabilitação. Hoje dividimos com vocês o relato da Helena Horta Maranhão, que foi nossa paciente na década de 1990. Enviamos a ela também nosso agradecimento, por prontamente nos ter enviado o texto que se segue:


GRHAU: Uma Clínica



Em 1990, aos 9 anos de idade, mudei de escola, saí da Escola do Quero-Quero e tive que procurar um lugar para continuar a fazer as minhas terapias para me reabilitar. Por indicação da Ana, que tinha sido minha colega na escola Quero-Quero, conheci a clínica GRHAU – Grupo de Reabilitação e Habilitação Unificado. Cheguei à clínica bem receosa, embora tenha simpatizado muito com o local.
Fui recebida pela fisioterapeuta Janice, que me avaliou do ponto de vista físico. Por minha mãe, depois descobri que ela já havia trabalhado comigo antes, quando eu era bebê, na clínica da Ely Koegler.
A Janice verificou o meu andar, equilíbrio, força, enfim, toda a parte física, e ela me ajudou durante muito tempo nisso. Com Jan, que foi o apelido carinhoso que lhe dei, ao longo dos anos aprendi também a andar com bengala, pois naquela época eu ainda tinha um equilíbrio muito instável, e com o uso dela meu andar ficou um pouco melhor.
Na parte de terapia ocupacional, quem me recebeu foi a Maísa, minha querida “chata”, de quem também tenho uma saudade imensa. Foi com ela que realizei meu “grande sonho” da época, que era escrever à mão, já que havia me alfabetizado com uma máquina de escrever na Escola do Quero-Quero. Foi também com ela que tive meu primeiro contato com o computador: fizemos até um livrinho em nossas sessões de T.O.
No GRHAU, reencontrei amigos, como Ana Tom, Ricardo Massi; reencontrei também a Laís, que havia sido minha colega de Quero-Quero, e fazíamos fisioterapia em dupla com a Janice, conforme pedia o método húngaro Petö, adotado pela clínica.
Tenho muitas saudades da Márcia Helena, fizemos terapia durante um tempo bem razoável. Quando a conheci, por indicação da Janice, eu queria mudar de escola na época, ela era a minha querida “louca”, apelido carinhoso que lhe dei, pois eu achava, com os meus 15 ou 16 anos, que quem tentava entender e questionar as questões dos outros devia ter no mínimo um parafuso a menos. Mas eu me encantei com a profissão e sonhava em seguir nessa carreira, o que não ocorreu.
Hoje, aos 32 anos, tenho muitas saudades e sou muito agradecida por tudo em que conquistei com a ajuda dessa equipe incrível, tanto que quando publiquei Sonhos e Retratos, pedi à Jan, Chata e Louca que fizessem um depoimento na contra capa do meu livro.

Helena Horta Maranhão

2 comentários:

  1. Gostaria de parabenizar a toda equipe do GRHAU, pelo lindo, excelente, minucioso e criterioso trabalho. Eu e minha filha Heloisa Vitória paciente da clinica ficamos muito felizes em retornar aos atendimentos com a Janice, ficamos algum tempo afastadas pelas recorrentes internações da Heloisa, mas agora graças a Deus está tudo bem, na verdade nem acreditei quando a Janice conseguiu um horário para a Helô, dei pulos de alegria, na época que a Heloisa fez terapias com a Janice ela teve um ótimo desenvolvimento, quero muito agradecer a Janice pelo grande profissionalismo, carinho e principalmente por colocar uma enorme dose de amor em seu trabalho, todos os profissionais da clinica são muito acolhedores, quero agradecer também a Vanda pela atenção e simpatia em nos atender, e gostaria muito também de parabenizar o GRHAU pela iniciativa de criar o blog, parabenizar a Joana que criou o blog, ficou lindo,maravilhoso e perfeito, que Deus continue abençoando e iluminando a vida de todos, muito Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiane! Muito obrigada também pelas suas palavras tão carinhosas que muito nos alegram! Que bom que a Heloisa está melhor e de volta às terapias! Fico muito feliz que você está gostando do blog também, estamos sempre à disposição aqui para fazer um trabalho cada vez melhor.
      Um abraço carinhoso e que Deus abençoe você e toda a sua família!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...