quinta-feira, 14 de março de 2013

Você já conhece a terapia Crânio-Sacral?





A Terapia Crânio-Sacral é um tratamento que ajuda a detectar e corrigir desequilíbrios no chamado sistema crânio-sacral, que engloba desde os ossos da cabeça até a porção final da coluna vertebral. O terapeuta realiza manobras sutis com toques muito suaves na região da cabeça e da coluna do paciente, com objetivo de restabelecer o ritmo de pulsações desse conjunto de órgãos, que é formado também pelas meninges, e pelo líquido que circula dentro destas estruturas, chamado de liquido cefalorraquidiano. Assim, certas restrições no sistema crânio-sacral são liberadas, dissipando os efeitos negativos do estresse sobre o sistema nervoso central.


A terapia foi desenvolvida pelo médico americano John Upledger na década de 1970, e facilita o processo de recuperação do próprio corpo e seus mecanismos naturais de cura. Proporciona uma melhora da saúde global e aumento de resistência a doenças, ajudando no alívio de dores e no tratamento de distúrbios físicos e até psicológicos.  Pacientes com problemas como labirintite, hipertensão, dores de cabeça, insônia, estresse e depressão têm apresentado melhoras significativas após serem submetidos à terapia. É um tratamento extremamente confortável que proporciona relaxamento de todo o corpo, sensação de vitalidade e bem-estar.


História


John Upledger, médico criador da terapia
No início do século 20, o osteopata americano William Garner Sutherland observou que os ossos do crânio apresentavam certa mobilidade. Ele percebeu a presença de um ritmo próprio neste sistema, diferente do ritmo respiratório ou cardíaco, e nomeou esse estudo de osteopatia craniana. 

Na década de 70, o médico americano John Upledger, pesquisador clínico e professor na Michigan State University, percebeu também este ritmo e mobilidade do sistema crânio-sacral durante realização de uma cirurgia cervical em um paciente. Foram realizadas mais pesquisas, juntamente com uma equipe de multidisciplinar de cientistas.  Os estudos revelaram a grande importância do sistema crânio-sacral e suas funções, trazendo uma configuração científica aos primeiros estudos de Sutherland. 

Ele percebeu que os ossos cranianos nunca se fundem totalmente, e devido a flutuações do volume do líquido cefalorraquidiano dentro do sistema das membranas meníngeas, se moviam num ritmo que oscila entre 6 a 12 vezes por minuto. Este ritmo é perceptível não só no crânio, mas em qualquer parte do corpo, através do tecido fascial corporal.

Upledger desenvolveu, a partir destas descobertas, a Terapia Crânio-Sacral, com o objetivo de identificar e  corrigir problemas que afetem esse sistema vital. Fundou o Upledger Institute Inc., centro de estudos dedicado à pesquisa e ensino destas técnicas, e criou um protocolo de tratamento que é utilizado em todo o mundo pelos terapeutas que se especializam no método.


Indicação


A terapia Crânio-Sacral é um método de trabalho tão gentil e sutil que surpreende pela forma como provoca grandes mudanças na saúde dos pacientes. Enxaqueca, dores de cabeça, dores de coluna e músculo-esqueléticas, dores e estresse em geral regridem significativamente.

Como se trata de uma terapia, implica uma abordagem suave, com maior cooperação entre paciente e terapeuta, com um esforço mútuo para ajudar o SC a trabalhar eficientemente. O tratamento é indicado para inúmeros problemas de saúde, desde a infância até a terceira idade, sendo também uma excelente terapia complementar e auxiliar nos métodos convencionais.


Alguns problemas e disfunções que têm apresentado efetiva melhora por esse tratamento:


  • Estresse, ansiedade e fadiga crônica;
  • Restauração da flexibilidade e alívio de disfunções do Sistema Nervoso Central;
  • Relaxamento do tecido conjuntivo;
  • Alívio de dores e tensões crônicas;
  • Alívio de dores de cabeça e enxaquecas;
  • Equilíbrio de disfunções do Sistema Endócrino;
  • Síndrome de Articulação Têmporo-Mandibular (ATM)
  • Dificuldades emocionais e de aprendizagem;
  • Traumas físicos e emocionais;
  • Depressões;



A Clínica GRHAU conta com terapeutas certificadas pelo Upledger Institute para realização da terapia crânio-sacral. Para maiores informações, entre em contato conosco pelo fone 5579-7909.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...