segunda-feira, 4 de março de 2013

Filme Colegas fala sobre Síndrome de Down, sonhos e esperanças


Atores Rita Pokk, Ariel Goldenberg e Breno Viola, protagonistas de Colegas (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Já está em cartaz nos cinemas nacionais desde o dia 1º de março o filme “Colegas”, primeiro longa-metragem nacional protagonizado por três atores com síndrome de Down.

O filme é uma comédia  super divertida que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida pelo olhar de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema. Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pokk) e Márcio (Breno Viola) vivem em uma instituição para portadores da síndrome e um dia, inspirados pelo filme Thelma & Louise, resolvem fugir de lá em busca de seus sonhos. Stalone quer ver o mar, Marcio quer voar e Aninha sonha em se casar. Eles partem do interior de São Paulo rumo à Buenos Aires, aprontando bastante confusão. Enquanto experimentam o sabor da liberdade, em meio a aventuras, cenas engraçadas e comoventes, o longa procura desmistificar o conceito de que as pessoas com síndrome de Down não amadurecem e são eternas crianças.




cenas do filme Colegas (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Se nós queremos que eles sejam incluídos na sociedade, se queremos que sejam iguais, temos que mostrar que eles fazem coisas iguais a nós, como roubar e fugir, por exemplo’’, explicou o diretor Marcelo Galvão. “O filme não retrata os protagonistas como excepcionais, mas sim como seres humanos, cheios de sonhos e esperanças”. Com censura livre e um clima bem alto astral, a trama aborda temas universais e inerentes a todo ser humano, como sonhos, liberdade, amizade, confiança e amor. 


atores emocionados durante a premiação no 40º Festival de Gramado (FOTO: DIVULGAÇÃO)


Colegas ganhou o Kikito de melhor filme, prêmio de melhor direção de arte e prêmio especial do júri para os protagonistas no 40º Festival de Cinema de Gramado, e também foi eleito pelo público como a melhor produção brasileira da 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, além do prêmio Caneskov no International Disability Film Festival “Breaking Down Barriers”, em Moscou.

Com direção de Marcelo Galvão, a produção também conta com a participação de Lima Duarte, Leonardo Miggiorin, Marco Luque, Juliana Didone, Christiano Cochrane, Daniele Valente, Otavio Mesquita, Germano Pereira, Nill Marcondes, Thogun, além de mais 60 jovens com síndrome de Down no elenco de apoio.


Veja aqui as cidades e cinemas em que o filme será exibido ou visite a página oficial no You Tube, o blog e o  Facebook do filme, com muitos depoimentos positivos de quem já assistiu.

Veja abaixo o trailer do filme:


trailer do Filme Colegas, em cartaz nos cinemas


Um comentário:

  1. Para minha mente é uma atriz Juliana Didone estupeda've visto na série O hipnotizador e agora eu tenho procurado ao longo do seu trabalho

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...