quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Projeto vai mapear a acessibilidade nas ruas de São Paulo



Se locomover por São Paulo não é fácil para ninguém. Ainda mais para quem tem alguma dificuldade de locomoção. Calçadas esburacadas, árvores mal localizadas, obras no meio do caminho, ausência de rampas ou rampas mal feitas, enfim, são muitos os desafios existentes para quem é cadeirante, anda com auxílio de muletas ou é deficiente visual, por exemplo.

Para melhorar a vida destas pessoas, um projeto muito legal chamado Accessibility View está sendo desenvolvido para mapear a cidade de São Paulo do ponto de vista da acessibilidade.

O Accessibility View será um aplicativo da internet que vai traçar uma rota de acordo com as condições das calçadas, indicando às pessoas com deficiência os caminhos com melhor acessibilidade.

Para realizar esse mapeamento, um grupo de voluntários irá às ruas com câmeras fotográficas para tirar fotos panorâmicas das calçadas, como as que já existem nos aplicativos como Google Maps e o Google Street View. Assim as pessoas com deficiência física conseguirão chegar em maior segurança até seu destino.

Desenvolvido por Eduardo Battiston, diretor de criação da Agência Click Isobar, o projeto venceu um evento de inovação tecnológica do Google chamado Creative Sandbox, que premia ideias que reúnem criatividade e tecnologia para melhorar a vida das pessoas.

Por enquanto o mapeamento será feito apenas na cidade de São Paulo, mas os criadores esperam que, no futuro, a iniciativa se espalhe para outros lugares e também incentive os governantes a se preocuparem mais com a questão da acessibilidade.

Vamos aguardar!

Veja abaixo um vídeo em que os criadores do projeto explicam como será esta ferramenta:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...