terça-feira, 15 de novembro de 2011

THERASUIT – O QUE É?



TheraSuit é o nome dado a um traje desenvolvido para contrapor os efeitos negativos sofrido pelos astronautas durante a permanência longa no espaço, num ambiente sem gravidade, e que por isso, trazia sérios problemas anatômicos e fisiológicos, como osteoporose, atrofia muscular, problemas cardiocirculatórios e outros malefícios a todo organismo. O traje foi modificado durante as últimas décadas para ser usado em portadores de disfunção neuromotora.

Richard e Izabela Koscielny, fisioterapeutas e pais de uma criança com paralisia cerebral, Kaya, hoje com 20 anos de idade, dedicaram toda sua vida profissional no aprimoramento e desenvolvimento do Método TheraSuit. 

O método baseia-se no uso do traje que proporciona uma grande percepção do corpo, o que chamamos de propriocepção profunda e é uma ferramenta importantíssima no trabalho. 


Um agente facilitador deste processo é a chamada “gaiola” (Universal exercise Unit), espaço dedicado a uma parte da prática onde vários exercícios acontecem, inclusive com o auxílio de pesos e roldanas, facilitando e desenvolvendo movimentos e fortalecimento muscular.


domingo, 13 de novembro de 2011

SOFRENDO COM A LABIRINTITE? CONHEÇA A REABILITAÇÃO VESTIBULAR


O equilíbrio corporal é fundamental no relacionamento espacial do indivíduo com o ambiente. Para mantê-lo, três sistemas são fundamentais: a visão, a sensibilidade proprioceptiva (do corpo com o ambiente) e o aparelho vestibular, localizado dentro da orelha. Qualquer alteração nesse sistema integrado pode fazer com que o paciente passe a apresentar uma série de sintomas como tonturas, vertigens, desequilíbrio e dificuldade de coordenação dos movimentos, mas também sintomas secundários a estes, como aumento de tensão muscular, stress, cansaço, diminuição da memória e concentração.

Muitas pessoas sofrem anos com estes sintomas, imaginando que não haja tratamento eficaz para o problema. Engano!!! Atualmente contamos com a Reabilitação Vestibular, que tem sido considerada um dos mais efetivos métodos para tratar o paciente que sofre de tontura. Compreende manobras e exercícios que têm a finalidade de melhorar o equilíbrio corporal, reduzindo ou eliminando os sintomas citados anteriormente.

O primeiro passo é a consulta a um Otorrinolaringologista, médico especialista que investigará a causa e quando possível a tratará. Apenas o correto diagnóstico da causa permitirá o tratamento integral do problema. Este profissional encaminhará o paciente a um fonoaudiólogo que realizará a Reabilitação Vestibular.

Neste tipo de tratamento, o paciente será orientado em relação à mudança de hábitos a respeito do mal que o acomete, além de orientação quanto à execução dos exercícios que, através de estímulos repetitivos, provocarão a habituação das vias responsáveis pelos sintomas apresentados. Assim, ao contrário do que se possa pensar, quanto mais o paciente se movimentar, mais rápido será seu processo de melhora. Por outro lado, a diminuição de atividade e movimentos gerada por conselhos como “não se mova”, “não saia da cama” ou “evite movimentos que causam a vertigem” podem dificultar a recuperação. 

Concluindo, a reabilitação vestibular é uma arma poderosa no combate às tonturas das mais diversas causas e mais simples do que se pensa. Seu uso correto propicia ao paciente alívio importante de seus sintomas e melhora na qualidade de vida. Se você se identificou com este artigo, não perca tempo, procure um fonoaudiólogo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...