sábado, 2 de abril de 2011

TEMOS UMA CRIANÇA QUE REQUER CUIDADOS ESPECIAIS, E AGORA?

Esta é uma pergunta que muitos pais devem fazer, quando descobrem que seus filhos necessitam de cuidados especiais. Seus filhos tiveram alguma complicação ao nascimento, estão com atraso no desenvolvimento motor, tem dificuldade para se alimentar entre outras situações que fogem do controle e do esperado.

A equipe da saúde que acompanha esta criança, muitas vezes não tem respostas para esta pergunta e para inúmeras outras que afligem os corações dos pais. A maior expectativa é relacionada sempre ao futuro; meu filho vai andar, vai falar, vai freqüentar escola e outras apreensões vão além, vai fazer faculdade, vai casar, ter filhos...

Nós que pertencemos a uma equipe de habilitar ou mesmo reabilitar crianças com disfunções neurológicas, compartilhamos de toda está angustia que acompanha os pais e da mesma forma que os demais profissionais da saúde não temos as respostas. O que temos?

Em primeiro lugar o acolhimento. É importantíssimo acolher esta família em suas angustias e dúvidas. Colocar o nosso conhecimento técnico científico a disposição para o esclarecimento, para o entendimento de quem é este ser tão pequeno, quais são suas necessidades neste momento, o que gosta, o que não gosta, o que é bom para seu desenvolvimento, o que não é tão bom. E quando nosso conhecimento não é o suficiente, propomos irmos juntos em busca das respostas.

Em segundo lugar é compartilhar experiências sobre a criança, suas reações, seus pequenos grandes progressos. É acompanhar seu desenvolvimento passo a passo, estimulando e motivando a todos para novos desafios e novas aquisições.

Que cada passo a frente seja comemorado e cada passo atrás seja usado como aprendizado para o próximo passo.

Um comentário:

  1. que lindo texto!!!! de certeza o acolhimento é o "bem maior" que encontramos no Grhau....precismos mesmo deste acolhimento e saber da qualidade profissional dos terapeutas de nossos filhos..amamos vcs! Manuzinha, mamãe Sueli e Papai Fábio!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...